Retenção de talentos: como a gestão de metas e benefícios corporativos pode transformar colaboradores desengajados em profissionais apaixonados pelo propósito da empresa?

É isso que você vai descobrir no artigo a seguir:

O que é a retenção de talentos?

A retenção de talentos é o segredo da empresa que consegue manter um crescimento constante no mercado.  Ela começa já no recrutamento e seleção, buscando pessoas alinhados não apenas com as habilidades técnicas, mas também com os valores e a cultura organizacional. Depois disso, a retenção se concentra reconhecer, valorizar e manter esses profissionais engajados e produtivos.

A competição acirrada no mercado de trabalho ressalta a importância da retenção de talentos, especialmente considerando os distintos perfis geracionais presentes. Com as gerações Y e Z, por exemplo, a busca por propósito, flexibilidade e desenvolvimento é fundamental, enquanto as gerações anteriores valorizam estabilidade e reconhecimento. Reconhecer os colaboradores como o ativo primordial da empresa torna-se crucial nesse contexto.

A Zappos é um excelente exemplo. A empresa de comércio eletrônico não só reconheceu, mas priorizou a satisfação dos funcionários como chave para o sucesso nos negócios. A Zappos investiu em cultura, ambiente de trabalho e no bem-estar dos colaboradores, oferecendo treinamentos, oportunidades de crescimento e uma abordagem única para atender às necessidades individuais de cada funcionário.

Essa mentalidade resultou em altos níveis de engajamento, retenção de talentos e, notavelmente, em um aumento significativo nas vendas e no reconhecimento da marca. O foco na felicidade e no desenvolvimento dos colaboradores tornou-se uma parte integral da estratégia da Zappos, demonstrando como valorizar o capital humano pode impactar positivamente os resultados de uma empresa.

Retenção de talentos: o que realmente motiva o profissional ?

Contrariando a crença tradicional, o salário não é o principal fator motivador para a permanência de um colaborador. A valorização do trabalho, a qualidade de vida no ambiente profissional e a expectativa de crescimento têm um impacto mais significativo. Reconhecimento pessoal, metas desafiadoras e uma comunicação transparente são elementos-chave para manter os talentos motivados.

Para Álvaro Tamayo, e Tatiane Paschoal, acadêmicos de psicologia e especialistas cultura organizacional e estresse no trabalho, respectivamente, os programas de motivação, mesmo sendo construídos com boas teorias, muitas vezes esquecem que cada pessoa é diferente.  A falta de conexão entre as metas dos funcionários e como os motivamos pode prejudicar os programas de motivação no trabalho. Para eles, é necessária uma abordagem que olhe para a motivação em vários níveis – individual, de grupo, da empresa e cultural – mostrando também como as equipes são importantes

De acordo com a Talent 2020,  pesquisa realizada pela  A Deloitte Consulting LLP e a Forbes Insights, com mais 560 funcionários de grandes empresas globalmente, os funcionários valorizam trabalhados que tem significado.  Os resultados destacaram três desafios principais identificados pela Deloitte:

Aqueles que sentem que suas habilidades são usadas efetivamente têm mais probabilidade de querer ficar na empresa atual.

Dos entrevistados que pretendiam ficar na empresa atual, 72% sentem que suas habilidades são aproveitadas. Por outro lado, 42% dos que planejam sair não veem eficiência no uso de suas capacidades.

Além disso, funcionários consideram falta de progresso na carreira (37%) e desafios no trabalho (27%) como principais motivos para trocar de emprego.

Em resumo: a empresa que negligencia estratégias de retenção, na falsa sensação de segurança de que os funcionários tem poucas opções em um mercado de trabalho competitivo, saem perdendo.

Outro dado importante: A World of Work trends 2024, que mostra as tendencias globais do mundo do trabalho para esse ano, mostrou que os funcionários que se sentem genuinamente ouvidos pela organização tem maior probabilidade de se envolverem de fato com a empresa. Além disso, as organizações que desenvolveram uma relação de diálogo significativo com os funcionários impulsionaram suas métricas de sucesso nos negócios.

Conclusão: o colaborador precisa ver sua contribuição aplicada nas decisões de negócios e experimentar a autonomia de se sentir capacitado para influenciar a forma como o seu trabalho é realizado.

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Vamos resumir para você:

O QUE SEU COLABORADOR DESEJA (E PRECISA)

1. Reconhecimento da importância do trabalho que ele realiza.

2. Qualidade de vida no ambiente profissional:

3. Oportunidades claras e desafiantes de desenvolvimento na carreira.

4. Valorização individual pelo esforço e contribuição.

5. Objetivos que estimulem o crescimento pessoal e profissional.

6. Clareza e abertura na comunicação organizacional.

7.: Sentimento de que suas habilidades são utilizadas de forma eficaz na empresa.

8. Necessidade de desenvolvimento profissional e crescimento na carreira.

9. Ambientes que estimulem o crescimento através de desafios.

10. Ser genuinamente ouvido pela empresa e ter influência nas decisões do trabalho.

Qual a importância da retenção de talentos para a empresa?

A retenção de funcionários é a chave para o sucesso de qualquer empresa. Um bom gerenciamento de desempenho garante que sua força de trabalho esteja feliz e produtiva, o que ajuda a preservar recursos valiosos e mantém o negócio funcionando perfeitamente.

Além disso, a retenção eficaz reduz os custos associados à rotatividade, como processos de recrutamento e treinamento de novos colaboradores.

Vendo um exemplo na prática

Imagine esse cenário: João é funcionário de uma empresa de tecnologia, e está lá a mais de 7 anos. Foi lá que ele deu inicio a sua carreira como TI e ao longo desses anos se especializou por conta própria, investiu em cursos, eventos, e até conseguiu algumas promoções. Mas João chegou em um estágio onde começava a sentir estagnação e uma certa falta de reconhecimento da sua importância no setor. Ele já não era desafiado, estimulado, ouvido e considerado como gostaria.

Ele começou a expressar discretamente sua insatisfação em reuniões de equipe e por meio de uma diminuição gradual na qualidade do trabalho, mas o gerente não conseguiu perceber esses sinais sutis de descontentamento. Ele pensou que poderia ser preguiça ou comodismo, e não interviu. Afinal, João já estava lá a tanto tempo, e a empresa já havia dado algumas oportunidades nos anos iniciais dele. Certamente ele não iria sair.

O gerente continua atribuindo tarefas similares, sem oferecer novos desafios ou reconhecimento pelo trabalho realizado. A frustração de João só aumenta. Ele começa a considerar a possibilidade de buscar oportunidades em outras empresas.

Quando João finalmente decide sair, o setor fica perdido. João conhecia como ninguém os processos do setor, ajudava e ensinava funcionários menos experientes, e já tinha um volume de conhecimento teórico e prático muito significativo que adquiriu ao longo dos anos ali. Os processos internos sofrem, os projetos atrasam, a qualidade cai e muitos colaboradores se sentem perdidos sem a referência especializada de João.

Agora imagina se o Gerente de João percebesse o primeiro sinal de insatisfação e queda no rendimento, e o convidasse para um conversa, para ouvir e entender mais os motivos dele¿ Assim, ele poderia propor novos desafios, reforçar e reconhecer as contribuições de João para a equipe, e negociar benefícios e promoções¿  Percebeu como um gesto simples pode fortalecer  o relacionamento entre a empresa e o funcionário ¿ E não só isso: ajudar a evitar custos associados à rotatividade e a queda na produtividade.

Quais os benefícios da estratégia de retenção de talentos?

Garante a sequência de qualidade nos setores: Equipes estáveis mantêm o padrão de excelência

Ajuda na construção de um clima de trabalho mais agradável: Trabalhadores felizes promover um clima positivo e engajado

Atesta mais engajamento: Colaboradores reconhecidos e valorizados são mais motivados, impulsionando a alta performance.

Reduz gastos trabalhistas: Investir na retenção custa menos do que substituir talentos, minimizando custos com processos de recrutamento e treinamento.

Atrai novos talentos: Empresas bem avaliadas são percebidas como marcas empresas de destaque, atraindo profissionais qualificados.

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O que fazem as pessoas permanecerem em uma empresa por muito tempo?

As razões pelas quais as pessoas optam por permanecer nas Melhores Empresas Para Trabalhar™ foram exploradas no Estudo das 150 Melhores Empresas Para Trabalhar GPTW Brasil 2023.

Os resultados revelaram que, em 2023, 44% dos entrevistados destacaram a “Oportunidade de crescimento” como o principal fator para permanecer na empresa. Esse elemento tem sido consistentemente apontado como o motivador principal desde 2020, resistindo inclusive aos impactos da pandemia de Covid-19 nos anos de 2020 a 2022.

Comparativamente, em 2023, outros motivos para permanência foram: qualidade de vida (26%), alinhamento de valores (16%), remuneração e benefícios (12%) e estabilidade (2%).

Esses resultados refletem as estratégias adotadas pelas organizações para reter talentos. Eles destacam que, nas Melhores Empresas Para Trabalhar™ no Brasil, a principal estratégia para manter colaboradores é oferecer oportunidades claras de crescimento profissional.

Estratégias para reter talentos

Quando se trata de reter funcionários, a gestão de desempenho é fundamental. Um bom plano de gestão de desempenho deve incluir metas e objetivos, ferramentas de avaliação, mecanismos de feedback e recompensas. Também é importante definir expectativas realistas, para que os funcionários saibam o que fazer para permanecerem empregados. E se tudo isso parece muito complicado, não se preocupe! Muitos programas de software tornam todo o processo de criação de um plano de gerenciamento de desempenho muito mais acessível. Você deve inserir os dados relevantes e o software cuida do resto.

Gerentes de apoio

Você deve ter um sistema de gestão de desempenho sólido se quiser reter seus funcionários. Um gerente solidário definirá metas e objetivos, fornecerá feedback e elogiará as conquistas dos funcionários. Além disso, uma boa gestão de desempenho inclui conceder folga aos funcionários. Isso pode ajudá-los a relaxar e se concentrar novamente no trabalho. Além disso, um gestor solidário garantirá que todos os funcionários se sintam valorizados e apreciados no local de trabalho.

Estabeleça metas claras para a empresa e explique as funções dos funcionários

É essencial ter uma gestão de desempenho eficaz se você deseja reter seus melhores funcionários. Este sistema pode ajudar a promover uma cultura de trabalho positiva, definir metas desafiadoras e garantir que os funcionários atendam às expectativas. Em última análise, a gestão de desempenho deve ser avaliada para garantir que seja eficaz. Dessa forma, você pode continuar melhorando o ambiente de trabalho e proporcionando o melhor desempenho possível de sua equipe.

Definir KPIs de funcionários

A gestão de desempenho é uma parte essencial da retenção de funcionários. Ao definir KPIs para os funcionários, a gestão pode medir o progresso e acompanhar a eficácia da sua estratégia de retenção. Muitos tipos diferentes de métricas de desempenho podem ser usados, dependendo da estratégia e cultura da empresa. O objetivo deve ser definir metas desafiadoras, mas alcançáveis, que proporcionem uma sensação de progresso e realização. Feedback deve ser dado regularmente aos funcionários para que eles saibam quais áreas precisam ser melhoradas e como estão se saindo.

Reconhecer e recompensar o bom desempenho

Ter um sistema que reconheça e recompense o bom desempenho é crucial. Este sistema deve ser regular e consistente e utilizar vários métodos para medir o desempenho dos funcionários. Por exemplo, pesquisas, grupos focais e entrevistas podem ser usados ​​para prever com precisão as atitudes e o desempenho dos funcionários. Você pode usar ferramentas de gerenciamento de desempenho como essas para garantir que seus funcionários estejam felizes e motivados e trabalhem para atingir os mesmos objetivos.

Ampliar a cartela de benefícios ou oferecer benefícios personalizados pode ser uma boa estratégia de reconhecimento. Oferecer benefícios corporativos que fogem da linha tradicional, dá um suporte integral aos seus colaboradores.

Fornecer e anunciar oportunidades de crescimento

A gestão de desempenho é essencial para reter os colaboradores e promover uma cultura de trabalho positiva. Ajuda a identificar e recompensar o sucesso dos funcionários, ao mesmo tempo que disciplina ou retreina os funcionários quando necessário. Os sistemas de gestão de desempenho devem ser adaptados especificamente às necessidades da empresa para serem eficazes. Você pode manter seus funcionários felizes e engajados em seu trabalho, oferecendo oportunidades de crescimento e reconhecendo conquistas.

Crie um ambiente de trabalho aberto e amigável

Os funcionários são cruciais para o sucesso de qualquer negócio. Um sistema de gestão de desempenho sólido é vital para reter os funcionários e garantir que eles entreguem seu melhor trabalho. Um sistema de gestão de desempenho sólido deve ser aberto e amigável, com expectativas claras e mecanismos de feedback. A gestão também deve estabelecer uma cultura de responsabilização pelos direitos individuais dos trabalhadores. Você pode melhorar o moral e a produtividade dos funcionários com um Sistema de Gestão de Desempenho bem projetado.

Entenda as saídas de funcionários

É crucial compreender as saídas de funcionários para manter altas as taxas de retenção. As saídas de funcionários podem significar insatisfação com o trabalho ou com a cultura do local de trabalho. Para rastrear as saídas de funcionários e tomar as medidas adequadas, é essencial realizar entrevistas de desligamento. Essas entrevistas podem ajudá-lo a entender por que os funcionários saíram, o que poderia ter sido feito melhor e o que poderia ser feito para melhorar as taxas de retenção no futuro. Depois de conhecer bem a saída do funcionário, será muito mais fácil mantê-los felizes e motivados.

Recrute Talentos com Recrutamento de Mudança

A retenção de funcionários é crucial para qualquer empresa e torna-se ainda mais crítica ao reter os melhores talentos. Uma maneira eficaz de conseguir isso é usar o gerenciamento de desempenho. Este sistema ajuda você a monitorar o progresso e a melhoria dos funcionários ao longo do tempo. Ao fazer isso, você pode identificar pontos fortes e fracos desde o início, fazendo os ajustes apropriados. Além de fornecer feedback, a gestão de desempenho também aumenta o moral e a motivação dos funcionários. Isso ajuda você a reter os melhores talentos e mantê-los felizes e produtivos. Portanto, o gerenciamento de desempenho é uma ótima opção se você deseja manter seus funcionários felizes e produtivos.

Conclusão

Investir na retenção de talentos é essencial para manter equipes qualificadas e alinhadas com os valores da empresa. Estratégias focadas na valorização, desenvolvimento e reconhecimento dos colaboradores são fundamentais para o sucesso a longo prazo.

Meta Descrição: Descubra como a retenção de talentos pode impulsionar o crescimento empresarial. Conheça estratégias eficazes, benefícios e exemplos de sucesso para reter os melhores profissionais no mercado atual.