A Saúde Digital é um termo que vem ganhando cada vez mais relevância no mundo da saúde, juntamente com a telemedicina, especialmente com a aceleração do processo de transformação digital devido à pandemia do COVID-19. aceleração do processo de transformação digital devido à pandemia de COVID-19.

A Saúde Digital se refere ao uso de tecnologias, como aplicativos móveis, dispositivos vestíveis, telemedicina e inteligência artificial, para melhorar o atendimento ao paciente e a eficiência do sistema de saúde.

Neste artigo, discutiremos a relação entre a Saúde Digital e os impactos da Telemedicina. 

Veremos como a Telemedicina utilizada como uma ferramenta importante para a melhoria da saúde digital. Portanto, ela transforma a forma de fornecer os cuidados de saúde.  

O que é a telemedicina 

A telemedicina é o uso de tecnologias de comunicação e informação para prestar serviços de saúde a distância. Dessa forma, permite que médicos e pacientes se comuniquem e interajam sem a necessidade de estarem fisicamente no mesmo lugar.

Sendo assim, essa ferramenta permite que pacientes tenham acesso a especialistas, exames e tratamentos mesmo em locais onde não há presença física de um profissional de saúde especializado.

Além disso, a telemedicina reduz o tempo de espera por atendimento médico, uma vez que muitos pacientes são atendidos virtualmente sem a necessidade de se deslocar até um consultório ou hospital.

Como a telemedicina pode impactar na rotina dos médicos 

A telemedicina também impacta diretamente na rotina dos médicos e outros profissionais de saúde, trazendo mais qualidade para os pacientes. 

Com a possibilidade de atender pacientes a distância, é possível reduzir o número de consultas presenciais. Dessa forma, pode ser benéfico tanto para o médico quanto para o paciente.

Dessa forma, os médicos podem dedicar mais tempo para casos mais complexos. Entretanto, os pacientes que não precisam de consultas presenciais podem ser atendidos virtualmente, economizando tempo e dinheiro.

Então, como podemos ver, é uma ferramenta que pode ser extremamente interessante tanto para o pacientes, como para os médicos.