As redes sociais chegaram para ficar, e hoje em dia se tornaram muito presentes na sociedade. Porém, o uso excessivo dessas ferramentas pode ser um grande mal para a sua saúde mental.
Diante deste cenário, hoje falaremos um pouco sobre a saúde mental e as redes sociais. Portanto fique com a gente e saiba tudo sobre esse grande perigo.
Quais riscos o uso excessivo das redes sociais pode trazer para a sua saúde mental?
Como já foi citado, hoje em dia as redes sociais dominaram tudo, e é uma ferramenta extremamente importante para conhecer e se relacionar com novas pessoas, entretanto, as redes sociais também têm um potencial destruidor.
Portanto, segundo a professora de psicologia da USP, Henriette Morato, esse lado positivo das redes sociais pode atrair diversas pessoas e as levarem a passar mais tempo que o devido, e com isso, podem passar a acreditar em uma realidade fictícia, a famosa “realidade de instagram”.
Sendo assim, essa visão deturpada da realidade pode levar a sérios problemas na saúde mental, como ansiedade, depressão, baixa qualidade de sono, baixa auto-estima, solidão, efeitos de comparação, entre outros.
Além disso, estudos de Londres, afirmam o sexo feminino adolescente é duas vezes mais sucetivel a depressão ao utilizarem as redes sociais, que os homens da mesma faixa etária.
Como utilizar as redes sociais de maneira consciente
Sendo assim, agora que falamos um pouco como as redes sociais podem ser prejudiciais à sua saúde mental, agora iremos dar algumas dicas para aproveitar melhor essas ferramentas.
- Defina um horário para se afastar das redes
- Preze pela diversão fora das telas
- Análise os conteúdos que está seguindo, e se realmente agregam na sua vida
- Busque a conexão com as pessoas pessoalmente
- Evite usar celular e computador em horários próximos ao sono
- Realize uma auto-análise sobre o seu uso das redes sociais
Essas foram as principais dicas para garantir a sua saúde mental, e ainda aproveitar as redes sociais.
E lembre-se, sempre existe um equilíbrio em tudo na vida! Ducais