Felizmente o mês de setembro chegou, e com ele, algumas importantes mensagens são passadas e lembradas todos os anos, com a prevenção ao suicídio. 

Dessa forma, o mês de setembro ajuda pessoas ao redor do mundo todo, a lembrarem o quão importante suas vidas são. 

Portanto, hoje, nós aqui da Ducais, viemos fazer a nossa parte para contribuir um pouquinho também! Vamos falar um pouco sobre a importância da prevenção ao suicidio, no setembro amarelo e sempre!

Como identificar casos depressivos 

Em primeiro passo, precisamos identificar o problema, para a partir disso, conseguirmos estabelecer um plano para a solução. 

Portanto, um dos principais pontos na prevenção ao suicidio, é a identificação com antecedencia dos pensamentos suicidas e depressivos. 

Sendo assim, o primeiro passo é diferenciar pensamentos comuns de pensamentos depressivos. 

Os pensamentos em que não se consegue encontrar uma luz no fim do túnel, um problema sem solução, são os principais tipos de pensamentos suicidas. 

Portanto, pensamentos negativos e tristes com muita frequência podem significar alguns sinais de depressão e alguns transtornos.

Como sair de quadros depressivos 

Agora iremos te mostrar como sair desses quadros depressivos e conseguir burlar esses pensamentos. 

A parte mais importante para a prevenção ao suicidio, é procurar ajuda médica profissional. 

Portanto, agende consultas com psicólogos que podem ser uma ótima forma de aliviar o estresse e te manter longe desses pensamentos. 

Além de ajudar na sua saúde mental por completo, caso tenha esses pensamentos com frequência, é importante ligar para o 188 CVV (centro de valorização da vida).

Lá, vão te ajudar com todos os passos para conseguir passar por esses pensamentos e problemas que esteja enfrentando. 

Como podemos ajudar de fora? 

Caso esteja se perguntando como pessoas de fora podem ajudar na prevenção do suicidio de outras pessoas, como amigos e familiares, iremos falar um pouco sobre isso agora.

Portanto, temos um papel fundamental nessa história, é o nosso dever direcioná-los para as autoridades responsáveis logo após a identificação do caso. 

Dessa forma, é muito importante conscientizarmos sobre a importância da prevenção ao suícidio e sempre tentar ajudar essas pessoas ao nosso redor. 

Sendo assim, vamos todos nos unir contra essa causa tão importante e que faz milhares de vítimas todos os anos, não apenas em setembro, mas sempre!