O mercado de trabalho é muito competitivo e foi muito prejudicado durante a pandemia. Diante disso, muitas empresas têm buscado oferecer benefícios para atrair novos colaboradores e proporcionar mais segurança e estabilidade para os seus funcionários. Um deles é o seguro de vida empresarial.
Confira neste artigo tudo que o RH precisa saber sobre o seguro de vida para empresas.
O que é o seguro de vida empresarial?
O seguro de vida para empresas é um benefício que tem o objetivo de proteger e resguardar os colaboradores, sócios e beneficiários. Ele proporciona segurança financeira e apoio em casos de acidentes, invalidez permanente, doença, morte e outras fatalidades.
O seguro pode ser contratado por empresas, sindicatos ou associações que visam garantir mais tranquilidade aos profissionais.
Como funciona o seguro de vida para empresas?
Muitas pessoas pensam que esse benefício só cobre eventos de morte ou invalidez permanente, mas o seguro de vida empresarial vai muito além disso.
As condições e a cobertura variam de acordo com o plano escolhido pela empresa, e a indenização pode ser determinada para diversas finalidades, como por exemplo:
- Despesas odontológicas causadas por acidentes;
- Doenças crônicas ou terminais;
- Assistência funerária;
- Invalidez parcial ou total causada por acidente;
- Diárias de hospital para internações ou incapacidade temporária.
É importante ressaltar que, de acordo com o plano contratado pelo empregador, todos os sócios, funcionários, parceiros terceirizados, estagiários e executivos podem usufruir desse benefício.
Por isso, antes de contratar o seguro de vida para sua empresa, o setor de RH deve avaliar a possibilidade e a necessidade desse serviço para cada equipe.
Por que contratar o seguro de vida corporativo para os seus colaboradores:
- Menos rotatividade de funcionários: A baixa remuneração e poucos benefícios são os principais motivos por trás da grande rotatividade de funcionários no Brasil.
De acordo com a Harvard Business Review, 80% dessa rotatividade está relacionada à contratação de funcionários que não são adequados para a empresa. Isso gera gastos constantes com processos demissionais e novas contratações.
Porém, quando a empresa investe em benefícios e oferece um plano de carreira sólido ao funcionário, a diminuição da rotatividade é evidente.
- Menor custo em relação a um seguro de vida individual: Essa é uma das maiores vantagens do seguro de vida corporativo, que favorece tanto os empregadores quanto os beneficiários.
A empresa intermedia a negociação entre a corretora de seguros e os beneficiários, escolhendo um plano único que atenda todas as necessidades e reduza os custos, de acordo com o volume de pessoas envolvida.
- Gestão empresarial mais humanizada: A contratação do seguro de vida para empresas é uma excelente maneira de transmitir mais credibilidade, assim como demonstrar cuidado e respeito com relação aos seus colaboradores. Oferecer esse benefício possibilita aos funcionários uma experiência positiva de estabilidade e segurança e agrega valor à gestão.
Seguro de vida empresarial é só para grandes empresas?
Não. O seguro de vida corporativo permite uma ampla possibilidade de coberturas, condições e valores de investimento, que são definidos de acordo com o orçamento disponível e as necessidades de cada empresa
Por causa desta flexibilidade, cada vez mais empregadores de pequeno e médio porte estão oferecendo esse benefício, já que os valores e taxas podem ser ajustados para não pesarem no caixa da empresa.
De acordo com a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg) em 2018 a arrecadação com seguro de vida chegou a R$34,5 bilhões. Ou seja, ultrapassou a marca de R$33,9 bilhões arrecadados com seguros de carros no mesmo ano.
Como funciona o pagamento do seguro de vida corporativo?
Quanto maior o número de colaboradores e beneficiários incluídos na contratação do seguro de vida, menor é o valor cobrado pelas apólices.
Existem três formas diferentes de arcar com os custos deste benefício, são elas:
- Custo total pago pela empresa, com adesão obrigatória;
- Pagamento misto, parte pago pela empresa e parte pelo funcionário;
- Custo total pago pelo funcionário, com adesão opcional nesse caso.
Muito bacana, não é mesmo?
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